Enc. Educ.

Alerta aos Encarregados de Educação

Gostaríamos aqui de deixar um pequeno alerta aos encarregados de educação que pensam inscrever os seus educandos em centros de apoio escolar. É muito importante que o façam nos meses de setembro ou outubro e não "depois de saírem as notas" do 1º ou mesmo 2º período, porque depois... poderá ser tarde.

É muito importante o aluno ter, desde o início do ano letivo, um ritmo de trabalho e de estudo, para que ele possa perceber os diferentes métodos de estudo para cada disciplina. Para que ele e o professor possam entrar em harmonia, no que diz respeito a ritmos de trabalho, pois dentro do mesmo ano letivo e dentro da mesma faixa etária, cada aluno tem o seu ritmo!

Alertamos também para o facto de que, "andar na explicação" por si só não é suficiente para alcançar os objetivos pelos quais educandos, pais e professores tanto anseiam. É muito importante que o aluno estude em casa, faça os trabalhos de casa sozinho, estude sozinho e venha para o apoio com dúvidas por esclarecer! É igualmente importante que os pais acompanhem os seus educandos em casa e verifiquem que estes estão a cumprir as suas tarefas, mostram desta forma uma preocupação com o percurso escolar dos seus filhos e fazem estes sentirem que o seu esforço é reconhecido!

Gratos pela vossa atenção! Bem-hajam!


Professora Sónia Santos

                                                                                                                      

Ler, ler e... ler!
 


Uma das atividades mais importantes que pode fazer com o seu filho é ler!
Tenha livros espalhados pela casa para que a criança cresça rodeada de livros e lhes dê o devido valor!

É importante não só "mandar ler", mas "ler com". O seu filho vai adorar partilhar essa experiência consigo e, tão ou mais importante ainda, ele irá seguir o seu exemplo e irá guardar na sua mente o pensamento "o meu pai/mãe gosta de ler!" e estas imagens ficam retidas para toda a vida!

Ler 10 minutos antes de adormecer é um santo remédio! A criança/jovem terá assim tempo para relaxar, para se acalmar e para sonhar... ainda acordado!

Leia com o seu filho, interpretem um texto a dois, faça-lhe perguntas sobre o que estão a ler, mas em tom de brincadeira! Pergunte-lhe se ele gostou do texto, pergunte-lhe qual foi a personagem preferida e diga para ele a imitar um bocadinho! Riam-se do texto! Inventem novos personagens, descubram outros finais para a história! Há uma infinidade de abordagens a um mesmo livro, a uma mesma história! Acredite, ele vai adorar!

Há 10 anos que trabalho com crianças e o que mais ouço no dia a dia é "o que significa esta palavra?". Explico-lhes. Perguntou-lhes, de vez em quando, que livro estão a ler... 90% diz que tem muitos livros, mas que não os lê... É muito triste...

A leitura dá-lhes a bagagem necessária para um percurso escolar de sucesso e uma vida brilhante. Enriquecem o vocabulário, aprendem a interpretar e a exprimir-se. Aprendem a defender as suas ideias e a argumentar.

Leia com o seu filho! É o melhor que lhe pode oferecer, embrulhado em muito amor, carinho e ternura!

Professora Sónia Santos

Sem comentários: